sábado, 2 de agosto de 2014

Alqueva

Pelo terceiro ano consecutivo que vou passar um fim-de-semana à barragem do Alqueva.  A Barragem de Alqueva é a maior barragem Portuguesa e da Europa Ocidental, situada no rio Guadiana, no Alentejo interior, perto da aldeia de Alqueva. A sua construção permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa. Com o subir das águas as depressões foram engolidas e as colinas transformaram-se em ilhas.

objectivo tem sido pernoitar numa dessas ilhas e desfrutar da calma serena de uma nova paisagem alagada de vida e à noite o céu do Alqueva merece ser intensamente observado.
A majestosa profusão de planetas brilhantes, constelações de rara beleza e rios de estrelas que a falta de poluição luminosa nos permite observar, é sem dúvida um pleno de emoções.
Junto a este sublime lago, o único som é produzido pelos pássaros, criando uma atmosfera de tranquilidade propícia à contemplação e fruição das estrelas. Um convite a preguiçar em plena comunhão com a natureza.

No primeiro ano fomos apenas quatro aventureiros. Eu, o meu filho Ricardo, os meus sobrinhos João e Tiago e ainda o Carlos.

Nesse ano como não sabíamos bem ao que íamos, escolhemos uma ilha onde não tivéssemos que remar muito, isto porque as nossas canoas são insufláveis e a navegação é mais difícil por causa do atrito.

Organizamos todo e partimos para a aventura. Chegados ao local de partida, veio a logística de carregar tendas e todo o que era necessário para passar a noite na ilha. Ora com canoas relativamente pequenas e ainda por cima com uma delas, com um pequeno furo numa das bóias a tarefa não foi fácil, mas como à boa maneira Portuguesa, lá resolvemos o problema e posemos-nos a caminho.

A travessia foi relativamente fácil, até porque estava um vento moderado pelas costas e ajudo-nos à navegação, mas muitos comentários foram feitos, se no outro dia a seguir estivesse as mesmas condições, onde é que aquele vento nos poderia levar, mas isso também era coisa para o outro dia.

Chegados à ilha começamos por procurar o melhor local para o desembarque e tal não é o nosso espanto que o melhor já estava ocupado com dois barcos-casa atracados e ainda por cima só com gajos. Houve então que optar pelo mais lógico "vamos para o outro lado da ilha, festas destas não são as nossas preferidas". Acabamos por encontrar uma enseada ideal para o desembarque e ainda por cima com um local muito bom para acampar e relativamente longe da outra festa que foi o que nos agradou mais.

Depois foi montar as tendas, fazer a bela fogueira com todos os cuidados. Fazer o petisco, partilharmos experiências, comungarmos com a natureza e bebermos aquela paz (com a ajuda de umas jolas). O resto da noite, foi um soninho na paz dos anjos.

Ao amanhecer foi ver o esplendor daquela paisagem que jamais esqueceremos e que para quem gosta de estar em contacto com a natureza tem ali todo o que procura para se realizar.

Chegado a hora de partir, foi preparar o regresso e ter o cuidado de deixar todo exatamente como estava, para que a nossa presença tivesse o menos impacto possível com o local, ainda estávamos a dar as primeiras remadelas e já estávamos com saudades dos momentos que ali tínhamos passado, mas o consolo foi pensar que um dia voltaríamos com certeza.

A navegação de regresso acabou por se proporcionar uma bela viagem, porque o vento do dia anterior acalmou e assim ainda deu para curtir mais com uns mergulhos pelo meio naquelas águas que têm uma temperatura excelente.

No segundo ano uns amigos geocacheres, (geocaching é uma actividade lúdica de caça ao tesouro dos tempos modernos)  lançaram-nos o convite para uma nova aventura. Como o bichinho de voltarmos estava dentro de nós, nem pensamos duas vezes.

Organizou-se um evento para reunir um grupo de geocacheres, mas não houve muitos interessados e assim acabamos por reunir os Felinos (Nik do geocaching), lgass, MelPM e os repetentes do ano anterior.
A aventura fico combinada para a mesma ilha e dentro do que tínhamos feito no ano anterior e mais uma vez tivemos um fim de semana simplesmente brutal.

Esta ano como tínhamos mais material para transportar para a ilha, aproveitamos um lugar a mais nas canoas e o facto de uma estar furada para a fazermos de reboque.

Depois de chegarmos há ilha e montarmos o acampamento, não podíamos deixar de desfrutar de uns mergulhos naquelas águas quentes do Alqueva.

Mais uma vez a noite foi de contemplação com a natureza e um passeio pela pequena ilha. São experiências inesquecíveis que nos marcam para a vida e até difíceis de descrever.

No outro dia de manhã fizemos um regresso tranquilo, mas com um amargo de boca por estar a acabar mais um fim de semana brutal.

Este ano, mais uma vez combinamos com os nossos amigos geocacheres uma ida ao Alqueva, desta vez com um grupo maior.
Como nos anos anteriores tínhamos ido para a mesma ilha, este ano pensamos noutra alternativa e como tínhamos os botes furados, pensamos em alugar uns, num dos portos recreativos existentes no grande lago.
Depois de uma pesquisa e de nos termos informado, a melhor proposta foi no porto recreativo da Amieira.
Partindo da Amieira, tínhamos varias ilhas para pernoitar, mas como queríamos fazer um percurso maior, decidimos ficar numa ilha a cerca de 15Km do porto, isto também por causa de umas geocaches.

No dia combinado lá nos encontramos todos no porto da Amieira, mas com uma logística substancialmente mais pesada e com a experiência dos anos anteriores fomos preparados com um bote para levar o material.

Este ano não tivemos tanta sorte com o clima, os dias estiveram mais cobertos por nuvens e com o receio nem o chapéu de chuva faltou.

O grupo foi excelente com uma cumplicidade e amizade que se notava em cada brincadeira, em cada olhar, em cada sorriso, são amigos como estes que tornam as aventuras ainda mais intensas.

Ao Ricardo, Ana, Carlos, Perdigão, João, Luísa, Ana Marques, Aurélio, Pedro (Coyote), Délia, Pedro Domingos mas também dos anos anteriores ao João e família (Felinos), Luís e Melissa agradeço a companhia a amizade e o vosso tempo que estiveram comigo nestes fins de semana fantástico.

Como não podia deixar de ser, mais uma vez fomos contemplados com paisagens fantásticas que só aquela conjugação de água com a planície Alentejana nos proporciona.

Assim foi mais um fim de semana inesquecível nas águas do grande lago que só as imagens poderão revelar os momentos vividos em amizade com as pessoas e comunhão com a natureza.