quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Caminho do Rei

Agora com o anúncio da reabertura do Caminito del Rey , não podia deixar de partilhar essa magnifica aventura em que participei na companhia de bons amigos.

El Camiño de Rey, é uma passagem estreita ou caminho exterior pelos rochedos de El Chorro, no norte de Málaga – Espanha. Este caminho foi construído entre 1901 e 1905 para facilitar o acesso dos operários da Companhia Hidroeléctrica de El Chorro a uma central em construção, situada no dito desfiladeiro escavado pelo rio Guadalhorce. Por ali podiam transportar mantimentos, materiais, fazer vigias e trabalhos de manutenção. Em 1921, o rei D. Afonso XIII teve de fazer o "Caminito" para inaugurar a represa Conde Del Guadalhorce, conferindo-lhe o nome pelo qual ficou conhecido até hoje.

Com o passar dos anos e sem manutenção o seu estado foi-se degradando, sendo perigoso para quem visita o local onde, de resto, já morreram várias pessoas aventureiras que caíram pelo desfiladeiro duma altura de 200 metros acima do rio.

Com uma extensão de cerca de 3 km e 1 metro de largura a serpentear o desfiladeiro do rio e sem proteções, numa estrutura assente em barras de aço aproveitadas da antiga ferrovia, com o piso deteriorado, os aventureiros são obrigados a usar os cabos e mosquetões presos de modo duvidoso às paredes e a testar o seu equilíbrio sobre as vigas não muito amigáveis.



É difícil de descrever esta magnifica aventura que a vida me ofereceu, por causa de todas as emoções que a envolveram, mas apesar de a ter feito há cerca de dois anos, recordo-a como se tivesse sido ontem. 

Para chegarmos a El Chorro, tivemos que fazer 650 km, uma viagem longa, mas que vale muito a pena, por aquilo que se vai encontrar.

Quando chegamos e depois de uma pequena refeição, demos inicio à caminhada e por cada passo naquele caminho ia ganhando anos de vida, tal não era o esplendor da beleza natural daquele local. As emoções ficam à flor da pele e só de olhar para aquela estrutura e desfiladeiro, a adrenalina sobe ao seu máximo. Acompanhado por um grupo de amigos e família do melhor que se pode arranjar para estas aventuras, o percurso foi feito em extrema alegria e convívio, fazendo com que a aventura se torna-se ainda mais intensa e inesquecível. 



















































Em Novembro de 2013, o Caminito de Rey, considerado um dos caminhos mais perigoso do mundo, foi fechado ao público. Apesar de este ser um dos mais importantes pontos turísticos da região de Málaga, a verdade é que o seu estado ruinoso estava a colocar em perigo cada vez mais vidas. Nos trabalhos de construção estão a ser tapados os buracos e toda a estrutura está a ser reforçada. Há novos postes de segurança e foi construído um muro para proteger os visitantes de caírem no rio Guadalhorce.

 Agora, os governantes da região anunciaram que a reabertura do caminho está prevista para janeiro de 2015 para não prejudicar ainda mais o turismo local.




Tenho pena de não o poder fazer novamente com a adrenalina que ele nos dava, mas compreendo e aceito que estas obras teriam de ser feitas.  O local é de uma beleza natural imensa que todos tem o direito de desfrutar e só assim pode haver condições de segurança para isso. 












Sem comentários:

Enviar um comentário