A aventura desta vez levou-me a mim e ao meu amigo Carlos, aos vales dos rios Mondego, Dão e Vouga, percorrendo estes vales por estrada, caminhos, trilhos e maioritariamente por ciclovias.
A viagem começou em Coimbra e depois 4 dias e 250 Km, numa volta circular acabamos novamente em Coimbra. Passando pela barragem da Aguieira, ciclovia do Dão, Viseu, S. Pedro do Sul, ciclovia do Vouga e Águeda.
No primeiro dia saímos de casa de carro em direcção a Coimbra pelas 7 de manhã. Chegámos a Coimbra por volta das 9.30h e iniciamos a viagem para a barragem da Aguieira, onde pernoitámos. Este percurso teve uma extensão de 38 km e paisagens fantásticas no vale do Mondego e incluindo a própria barragem da Aguieira.
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Saída de Coimbra |
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Barca do Mondego |
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Marginal do Mondego |
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Vale do Mondego |
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Rebordosa |
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ponte da Rebordosa |
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reflexos no Mondego |
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trilho a seguir a Rebordosa |
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Praia de Penacova |
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Penacova no alto |
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ponte da IP3 |
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Barragem da Aguieira |
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Barragem da Aguieira |
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Barragem da Aguieira |
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Barragem da Aguieira |
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Vale do Mondego |
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Janta no quarto de hotel |
No segundo dia ligámos a Barragem da Aguieira a S. Pedro do Sul num total de 93 Km.
Saímos da barragem em direcção à Ecopista do Dão e dai até Viseu.
A Linha do Dão, originalmente conhecida como Ramal de Viseu e Linha de Santa Comba a Viseu, foi uma linha ferroviária de via estreita (1000 mm) que ligava Santa Comba Dão, na Linha da Beira Alta, à cidade de Viseu. Entrou ao serviço em 25 de Novembro de 1890, e foi definitivamente encerrada em 28 de Setembro de 1989, tendo sido convertida numa Ecopista entre 2007 e 2011.
A Ecopista do Dão com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e uma das mais bonita.
A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Pavia. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.
Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.
É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso e confortável, que é pintado azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu.
De Viseu a S. Pedro do Sul seguimos pela antiga linha do Vouga que neste troço está em estado de abandono e em alguns troços as populações já a ocuparam. Mas ainda assim consegue-se fazer grande parte fora de estrada e com paisagens muito bonitas.
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Estação de Santa Comba Dão |
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Inicio da Ecopista |
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Ecopista do Dão |
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Ecopista azul |
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Ponte sobre o rio Dão |
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Ponte sobre o rio Dão |
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Rio Dão |
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Estação do Treixedo |
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Estação de Tonda |
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Mais uma ponte |
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A muda da folha |
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Estação de Tondela |
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Estação da Sabugosa |
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Estação de Gonta |
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Túnel de Torredeita |
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Estação de Torredeita |
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Estação de Torredeita |
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Estação de Torredeita |
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A caminho de Viseu |
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A chegar a Viseu |
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O que resta da linha férrea em Viseu |
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Troço de Viseu a S. Pedro do Sul |
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Troço de Viseu a S. Pedro do Sul |
Troço de Viseu a S. Pedro do Sul
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Troço de Viseu a S. Pedro do Sul |
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Troço de Viseu a S. Pedro do Sul |
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S. Pedro do Sul |
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Ponte em S. Pedro do Sul |
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Estação de S. Pedro do Sul |
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Termas de S. Pedro do Sul |
No terceiro dia ligámos S. Pedro do Sul a Àgueda com um total de cerca de 63 Km, pela antiga linha do Vouga. A linha do Vouga, agora grande parte dela transformada numa ciclovia com paisagens de cortar a respiração. Foi sem duvida o trecho desta aventura mais bonito e espectacular, aliás para mim foi um dos percursos mais bonitos que alguma vez fiz, as pontes, os túneis e toda a paisagem envolvente são de uma beleza grandiosa, aqui a cada curva que se faz tem se uma vista deslumbrante, até a floresta envolvente que muita dela é octógona é brutal.
A Linha do Vouga, originalmente conhecida como Linha do Vale do Vouga, e alcunhada de Linha do Vale das Voltas devido ao seu sinuoso traçado, é um troço ferroviário que liga a Linha do Norte, em Espinho, à Linha do Dão, em Viseu, numa extensão de 140 quilómetros. A Linha do Vouga foi inaugurada totalmente em 5 de Fevereiro de 1914. Actualmente só existe movimento ferroviário entre Espinho e Sernada do Vouga, uma vez que em 1 de Janeiro de 1990 foi encerrado o troço entre Sernada do Vouga e Viseu.
Um dos pontos altos do dia foi o almoço inesperado num restaurante já perto de Sernada do Vouga, mais precisamente em Carvoeiro no Papas e Pingas. Se existe o manjar dos Deuses, neste dia tive a sensação que o provei.
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Ponte de Vouzela |
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Vouzela |
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Interior da maquina |
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Vouzela |
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Vouzela |
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Ponte em Pinheiro de Lafões |
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Pinheiro de Lafões |
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Paisagem brutal |
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Túnel |
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Ecopista já em funcionamento |
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Ecopista do Vouga |
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Ponte da Paradela |
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Ponte da Paradela |
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O manjar dos Deuses |
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O Albergue em Águeda |
Ao quarto dia só tínhamos que ligar Águeda a Coimbra, aproveitando os caminhos de Santiago em sentido inverso. Um percurso com cerca de 52 Km que eu já tinha percorrido por duas vezes, mas que agora em sentido contrario foi diferente, mas também muito engraçado.
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Perto de Águeda |
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perto de Águeda |
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A caminho da Mealhada |
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Perto da Mealhada |
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A caminho de Coimbra |
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Rio Mondego a chegar a Coimbra |
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Chegada a Coimbra |
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A partida para casa |
E assim foi mais uma aventura de 4 dias e 250 quilómetros a passear de bicicleta, com recordações de paisagens brutais, sabores, cheiros, amizades e muito prazer que já ninguém me tira. É o sair da zona de conforto e superar as dificuldades que tornam estes momentos mais intensos, enriquece-nos e enchem-nos a alma.
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